Proposta do Site.

O Hoje, Vegetariando! propõe publicar receitas ovo-lacto-vegetarianas o mais práticas possíveis, para quem quer variar o cardápio, livrando-se do regime cárneo pelo menos em alguns dias da semana.

Seja bem vindo e vamos vegetariar, pelo menos hoje.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Soja cozida para saladas


Por um considerável tempo fiquei sem desfrutar dos benefícios da soja por achar que não conseguiria cozinhá-la.

Porém, descobri que não é bicho de sete cabeças, mas tem que ter um pouco de paciência e o resultado é perfeito.

Vamos lá:

Você precisará de meio pacote de seja em grãos (se quiser mais, pode utilizar o pacote inteiro) e eu sugiro que prepare em um dia para consumir no outro.

Coloque a soja numa vasilha funda e cubra de água. Neste primeiro momento, aperte os grãos de soja, para que comecem soltar as cascas.

Deixe a soja descansar até a noite. Escorra a água e complete mais uma vez.

Aperte os grãos, para soltar o máximo possível das cascas. Escorra a água e complete novamente. Você vai notar que ao escorrer a água as cascas soltas irão escorrer junto. Repita a operação: apertar os grãos, escorrer a água e as cascas, e completar de água quantas vezes achar necessário para separar o máximo possível de cascas (A soja não precisa ficar 100% sem cascas.)

Coloque a soja numa panela de pressão e cubra com água (pode cobrir a soja com pelo menos quatro dedos acima, ou mais). Acrescente o tempero de sua preferência (sal, ou caldo de legumes).

Antes de tampar a panela, coloque um fio de óleo ou azeite (isso evitará que a soja “espume” ao cozinhar).

Tampe a panela e, tão logo pegue pressão, destampe-a novamente e, com uma colher, tire eventuais excessos de cascas que ficam na água (é necessário esse cuidado para que não se corra riscos de cascas tamparem a saída da pressão).

Volte a panela tampada ao fogo e deixe cozinhar entre 30 a 45minutos.

O ponto da soja é quando está, mas sem o gosto de crua.

Escorra a soja cozida e você já pode consumi-la assim.

Recomendo que leve a soja em um recipiente fechado à geladeira, para que seja utilizada na salada do dia seguinte. (Não precisa utilizar toda a soja cozida, sendo que ela fica bem no refrigerador)

Dicas de salada: a soja vai bem com alface, pepino, tomate, triguilho, repolho cru cortado em tirinhas e sugiro que tempere com um pouco de limão e azeite. Posteriormente postarei saladas completas.

Nenhum comentário: