Proposta do Site.

O Hoje, Vegetariando! propõe publicar receitas ovo-lacto-vegetarianas o mais práticas possíveis, para quem quer variar o cardápio, livrando-se do regime cárneo pelo menos em alguns dias da semana.

Seja bem vindo e vamos vegetariar, pelo menos hoje.

terça-feira, 2 de março de 2010

Duas receitas de Glúten

O Hoje, Vegetariando! apresenta hoje duas receitas de glúten. São mais complicadas, mas entre as receitas que tive acesso, são as mais práticas.



RECEITA 1

GLÚTEN (preparado com a farinha comum)

Modo de fazer:
Para prepará-lo tome 7 xícaras ou 1 kg de farinha de trigo e misture com água (aproximadamente 3 xícaras) amassando até formar uma massa firme. Forme uma bola com essa massa e deixe-a imersa em água numa vasilha, pelo menos meia hora (ou durante a noite, que é ainda melhor). Para retirar o amido, vá amassando com as mãos, tendo sempre a massa submersa em água. Escorra bem a água de quando em quando e renove-a. É bom escorrer a água sob uma peneira, pois pequenas porções de massa podem cair junto com a água. Assim é possível recolhê-las de volta. Vá lavando desse modo a massa até a água ficar bem limpa. Procure manter a massa sempre junta, durante o processo de lavar. Cozinhe então o glúten em pedaços em um caldo temperado a seu gosto. Sugerimos seguir a sugestão do molho da receita “Glúten rápido e prático”. Deixe cozinhar por uma hora aproximadamente em fogo brando, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela. A massa é bastante elástica, por isso você pode rasgá-la em pedaços para cozinhar. Sirva o glúten com este mesmo caldo, ou misture com milho-verde, batata ou feijão-soja cozido e assim por diante. Para assados, sempre remova o glúten do caldo.


RECEITA 2



GLÚTEN RÁPIDO E PRÁTICO

8 copos de água
2 copos de glúten em pó
2 copos de cebola picadinha
6 dentes de alho bem amassados
2 copos de cheiro-verde bem picadinhos
3 folhinhas de louro
3 nozes com casca
1 copo de tomate picadinho (opcional)

Modo de fazer:
Coloque 4 copos de água em uma bacia plástica grande, e vá adicionando glúten em pó aos pouquinhos, mexendo sempre. Quando se formarem pedaços (às vezes grandes e pequenos, de maneira desigual), junte-os todos em uma só peça. Deixe de molho por 10 minutos. Escorra a água e deixe a massa obtida escorrendo em uma peneira por 15 minutos. Enquanto isso prepare o molho da seguinte maneira: Refogue em pouco óleo a cebola, o alho e o cheiro-verde. Adicione então as 3 folhinhas de louro, a polpa das 3 nozes picadinhas, as cascas das nozes em pedaços bem grandes (para que você as retire com facilidade antes de servir o glúten), e os 4 copos de água restantes. Deixe ferver por 5 minutos e então adicione os pedaços de glúten. Cozinhe pelo menos 1 hora em fogo baixo, mexendo de quando em quando. Se precisar, adicione água aos poucos, em pequena quantidade. O glúten estará então pronto para ser usado nos mais variados preparos. (Não se esqueça de retirar as casas das nozes.).



Nenhum comentário: